A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou a realizar exames de mamografia pela rede municipal de Rondonópolis. Os atendimentos tiveram início na última segunda-feira (22), no Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde da Mulher (CAISM), na Vila Itamaraty.
Com a chegada do primeiro mamógrafo do município, a expectativa é atender cerca de 300 mulheres por mês. Além disso, a medida busca reduzir a fila de espera e acelerar o acesso ao exame após a solicitação médica.
Segundo a SMS, a ampliação do serviço fortalece a prevenção e contribui para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Exame pode aumentar chances de cura
A mamografia é uma das principais ferramentas para identificar alterações nas mamas em estágios iniciais. Por isso, o exame é considerado fundamental para a saúde feminina.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Israel Paniago, o objetivo é garantir mais rapidez no atendimento. Além disso, a iniciativa pretende ampliar o acesso das mulheres ao exame.
Ainda conforme o secretário, o diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de tratamento eficaz e de cura.
Espaço foi preparado para acolher pacientes
Para implantar o serviço, a gestão municipal visitou o Hospital do Amor, em Barretos. Dessa forma, buscou referências para oferecer uma experiência mais confortável às pacientes.
O equipamento chegou ao município por meio de emenda parlamentar. Em seguida, a administração instalou o mamógrafo em uma sala planejada especialmente para os atendimentos.
O ambiente recebeu decoração com cores suaves, iluminação aconchegante e microlâmpadas no teto. Assim, o espaço busca transmitir tranquilidade durante a realização do exame.
Rede de atendimento segue ampliada
Além dos exames realizados no CAISM, o município mantém os convênios com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR) e a Santa Casa de Rondonópolis.
Atualmente, as duas instituições realizam cerca de cinco mil mamografias por ano. Com isso, a rede de atendimento ganha ainda mais capacidade para atender a população.
Ao mesmo tempo, a nova estrutura amplia a oferta de exames e fortalece as ações de prevenção ao câncer de mama em Rondonópolis.

