Um cenário de degradação urbana tem chamado a atenção de motoristas e passageiros no principal acesso ao Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá. Um grupo de pessoas em situação de rua instalou barracos de lona e papelão na rotatória que dá acesso ao túnel da rodoviária. Além disso, o acúmulo de lixo tomou conta da área e formou um grande depósito de resíduos a céu aberto. A situação afeta diariamente quem circula pela Avenida República do Líbano e pela Rua Doutor Cássio Veiga de Sá, no bairro Alvorada. Enquanto isso, moradores e usuários do terminal convivem com um ambiente marcado pela sujeira, pela degradação e pela falta de manutenção em uma das principais entradas da Capital.
Ocupação avança sobre rotatória e preocupa quem passa pelo local
Os barracos improvisados ocupam calçadas, canteiros e parte da rotatória que leva ao túnel de acesso ao terminal rodoviário. Além disso, a quantidade de lixo espalhada pelo local cresce continuamente e agrava as condições de higiene. Quem passa pela região encontra resíduos acumulados ao lado das moradias improvisadas, situação que reforça a sensação de abandono. Enquanto isso, o intenso fluxo de veículos e pedestres aumenta a preocupação com a segurança e com os impactos provocados pela ocupação irregular.
Problema persiste há anos e afeta milhares de passageiros
A Rodoviária de Cuiabá recebe mais de 140 mil passageiros, que utilizam o terminal e passam diariamente pela área afetada. Além disso, comerciantes, moradores e motoristas convivem com os riscos sanitários decorrentes do acúmulo de resíduos e da vulnerabilidade social instalada no entorno do prédio público. O problema permanece sem solução há vários anos e atravessou diferentes gestões municipais. Enquanto isso, a ocupação irregular continua avançando e amplia os desafios relacionados à assistência social, à limpeza urbana e à segurança em um dos principais pontos de entrada e saída da Capital mato-grossense.

