O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará mais da inauguração do terminal ferroviário da Rumo, em Dom Aquino, prevista para este sábado (20). A alteração na agenda ocorreu por causa de um conflito de compromissos após a participação do chefe do Executivo brasileiro na reunião do G7, realizada na França. Diante da mudança, o vice-presidente Geraldo Alckmin representará o governo federal na cerimônia de inauguração da estrutura ferroviária.

Mudança foi confirmada pelo PT
A presidente estadual do PT em Mato Grosso, Rosa Neide, confirmou a alteração na agenda presidencial. Segundo ela, Lula retornará ao Brasil ainda nesta semana, mas não conseguirá cumprir o compromisso previsto no estado. Além disso, a dirigente afirmou que o governo federal mantém interesse em realizar uma nova agenda presidencial em Mato Grosso ainda neste mês. A inauguração do terminal da Rumo segue mantida e contará com a presença de autoridades federais, estaduais e representantes do setor produtivo.
Nova visita pode ocorrer ainda em junho
Segundo Rosa Neide, a quarta visita de Lula a Mato Grosso poderá ocorrer em 26 de junho. A data ainda depende de confirmação oficial do Palácio do Planalto. Caso a agenda seja confirmada, o presidente deverá participar da entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Primavera do Leste. Além disso, a visita reforçaria a presença do governo federal em Mato Grosso, estado que tem recebido investimentos em infraestrutura e habitação nos últimos meses.
Por fim, a expectativa agora gira em torno da confirmação da nova agenda presidencial. Enquanto isso, Geraldo Alckmin representará oficialmente o governo federal na inauguração do terminal ferroviário em Dom Aquino.

