A Prefeitura de Rondonópolis e o Governo de Mato Grosso iniciaram uma nova etapa de investimentos voltados à população idosa. O prefeito Cláudio Ferreira e o governador Otaviano Pivetta assinaram convênios para construir o primeiro Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) do município e ampliar o Lar dos Idosos Paul Percy Harris. Com isso, o poder público fortalece a rede de assistência social e amplia o atendimento à melhor idade.
O novo instituto funcionará em uma área localizada no Parque das Rosas. Após a cessão do terreno, a Prefeitura dará andamento ao projeto que terá capacidade para atender até 104 idosos. Além disso, a parceria entre Estado e Município garantirá um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões para viabilizar a estrutura. Dessa forma, Rondonópolis amplia sua capacidade de acolhimento e oferece mais suporte para pessoas que necessitam de atendimento permanente.
Espaço vai ampliar atendimento aos idosos
O novo ILPI atenderá idosos em situação de vulnerabilidade social, abandono ou ausência de apoio familiar. Assim, o município passará a contar com uma estrutura específica para oferecer acolhimento de longa permanência.
Além disso, o projeto busca garantir mais segurança, assistência e qualidade de vida para quem precisa desse tipo de atendimento. Ao mesmo tempo, a iniciativa reforça o compromisso do poder público com a proteção da população idosa.
Lar dos Idosos também receberá melhorias
Além da construção do novo instituto, a Prefeitura e o Governo do Estado firmaram um segundo convênio para ampliar o Lar dos Idosos Paul Percy Harris, localizado no Residencial Sagrada Família.
Nesse sentido, o Município investirá 30% do valor total da obra por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. Já o Estado complementará os recursos necessários para executar as melhorias previstas. Com isso, a instituição poderá ampliar sua capacidade e qualificar os serviços oferecidos aos moradores.
Investimentos fortalecem assistência social
Por meio desses convênios, a Prefeitura busca ampliar e qualificar a rede socioassistencial local. Além disso, a gestão municipal pretende aumentar a oferta de acolhimento institucional permanente para idosos que enfrentam situações de vulnerabilidade.
Segundo o prefeito Cláudio Ferreira, os investimentos representam um passo importante para garantir mais dignidade à terceira idade. “Estamos trabalhando para dar dignidade para esses idosos que, infelizmente, não tem onde passar a terceira idade. Aproveito para agradecer ao governador pela sua sensibilidade em investir recursos para essas pessoas que tanto precisam”, afirmou.
Dessa maneira, Rondonópolis avança na criação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade e ao fortalecimento da assistência social.

