Rondonópolis sediou nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de Educação, equipes técnicas e profissionais da área dos 14 municípios da regional. O evento teve como foco o fortalecimento das políticas públicas educacionais e a troca de experiências voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes mato-grossenses.
A abertura contou com a participação do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior. Ambos destacaram a importância da colaboração entre Estado e municípios para ampliar a qualidade do ensino e fortalecer os resultados educacionais alcançados nos últimos anos.
Rondonópolis se destaca pelos avanços na educação
Durante a abertura, Carlos Júnior afirmou que a escolha de Rondonópolis como sede do seminário ocorreu em razão dos avanços registrados na educação municipal. Segundo ele, os resultados demonstram o esforço coletivo de toda a rede de ensino.
O secretário apresentou indicadores que mostram crescimento na alfabetização na idade certa. O índice passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão. Além disso, o município registrou evolução nos indicadores avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
De acordo com o gestor, os avanços refletem o trabalho conjunto entre professores, diretores, servidores, gestores educacionais e o Governo do Estado.
Trabalho colaborativo impulsiona resultados
O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou a confiança da administração municipal nos profissionais da educação. Conforme destacou, a gestão aposta no fortalecimento da rede de ensino e na valorização dos servidores para ampliar os resultados obtidos.
Segundo o prefeito, a educação municipal vive um momento positivo, resultado do empenho dos profissionais e da continuidade das ações desenvolvidas para melhorar o ensino público.
O seminário também reforçou a importância do regime de colaboração entre os diferentes entes públicos, modelo que busca integrar esforços para enfrentar desafios comuns e ampliar a eficiência das políticas educacionais.
Troca de experiências fortalece alfabetização
A coordenadora municipal do ALFABETIZA-MT, Teina Nascimento Lopes, explicou que o principal objetivo do encontro é promover a socialização de práticas exitosas em alfabetização e ampliar o debate sobre as políticas públicas educacionais desenvolvidas em Mato Grosso.
Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências aplicadas em seus municípios, discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e analisaram ações capazes de fortalecer os indicadores educacionais da região.
O seminário encerrou as atividades reforçando o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade. Além disso, evidenciou que a cooperação entre Estado e municípios continua sendo um dos principais caminhos para garantir melhores oportunidades de aprendizagem e impulsionar os resultados educacionais em Mato Grosso.

