O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quinta-feira (23) que busca firmar uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta permitirá que moradores em situação de rua almocem no restaurante universitário da instituição. Assim, Brunini destacou que essa colaboração tem dois objetivos: proporcionar uma “experiência social” aos estudantes e ajudar a universidade a encontrar soluções para alimentar a população carente.
Prefeito de Cuiabá propõe parceria com UFMT para alimentar moradores de rua pic.twitter.com/LqzzMp0MI6
— O Matogrossense (@o_matogrossense) January 23, 2025
A proposta do prefeito surgiu após ele encerrar, na última sexta-feira (17), o programa municipal de distribuição de marmitas para pessoas em situação de rua. Além disso, Brunini afirmou que proibirá a entrega de alimentos por instituições e voluntários diretamente nas ruas de Cuiabá. Logo, ele justificou que essa prática incentiva os moradores de rua a permanecerem nessa condição, dificultando a reintegração social.
Prefeitura planeja criar centros de apoio e usar restaurantes populares
Como alternativa, a prefeitura planeja oferecer refeições em locais fixos. Brunini informou que pretende transformar o antigo prédio da Assistência Social, na Avenida das Torres, em um centro de apoio. No local, moradores em situação de rua poderão se alimentar, receber atendimento psicológico e contar com suporte das secretarias de Saúde e outras áreas. Além disso, o prefeito também estuda parcerias com restaurantes populares para centralizar e organizar a distribuição de alimentos de forma estruturada.
Sociedade civil reage às decisões do prefeito
A decisão de proibir a distribuição de marmitas gerou debates entre a população e movimentos sociais. Algumas organizações criticaram a medida, afirmando que a suspensão das doações pode agravar a vulnerabilidade das pessoas. Assim, em protesto, movimentos sociais organizaram um “banquetaço”, defendendo a solidariedade e a assistência direta aos mais necessitados.
Perguntas frequentes
O que levou o prefeito a buscar parceria com a UFMT?
Ele quer promover uma “experiência social” aos estudantes e ajudar a resolver o problema da fome dos moradores de rua.
Por que a prefeitura proibiu a distribuição de marmitas nas ruas?
O prefeito argumentou que a prática incentiva a permanência dos moradores nas ruas e dificulta a reintegração social.
Como a prefeitura pretende atender os moradores de rua?
Ela planeja criar centros de apoio com refeições e assistência, além de firmar parcerias com restaurantes populares.

