O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), parabenizou Keiko Fujimori nesta quarta-feira (24), após a candidata alcançar vantagem irreversível na apuração dos votos no Peru. Em publicação no X, Flávio desejou êxito à líder peruana e defendeu um novo ciclo político “mais à direita” no país vizinho. Além disso, ele afirmou que esse momento pode representar paz, progresso e esperança para o Peru e para toda a América do Sul. O resultado, no entanto, ainda depende da validação da autoridade eleitoral peruana. Mesmo assim, a manifestação do senador brasileiro reforçou o alinhamento político com Keiko e destacou temas como cooperação regional, segurança e liberdade econômica.

Senador defende cooperação entre países sul-americanos
Na publicação, Flávio Bolsonaro afirmou que o fortalecimento da cooperação entre as nações sul-americanas possui papel fundamental no enfrentamento de desafios comuns. Além disso, o senador citou o combate ao narcoterrorismo transnacional como uma das prioridades para a região. Em seguida, ele também defendeu a promoção da liberdade econômica como caminho para ampliar o desenvolvimento. Dessa forma, Flávio relacionou a possível vitória de Keiko Fujimori a uma agenda política mais alinhada à direita na América do Sul.
Resultado ainda aguarda validação oficial no Peru
Keiko Fujimori abriu vantagem irreversível na madrugada desta quarta-feira, durante a apuração do segundo turno das eleições presidenciais no Peru. Com mais de 99,8% das urnas apuradas pela manhã, ela registrava 50,11% dos votos, enquanto Roberto Sánchez somava 49,88%. A diferença chegava a cerca de 43 mil votos. No entanto, Sánchez contesta parte da votação e aponta supostas irregularidades nos votos registrados no exterior. Além disso, o partido Juntos por el Perú apresentou recurso para pedir a anulação de todos os votos de peruanos fora do país. Agora, a autoridade eleitoral analisará os pedidos antes de confirmar oficialmente o resultado.

